Notas ao café…

Excertos dos diários de Adão e Eva

Posted in livros ao café by JN on Fevereiro 4, 2008

«Segunda-feira
Este novo ser de cabelo longo é um valente empecilho. Anda sempre à minha volta e segue-me para todo o lado. Não gosto disto; não estou habituado a ter companhia. Preferia que ficasse com os outros animais.

Segunda–feira.
O novo ser diz que se chama Eva.

Domingo
Durante toda a semana segui-o e tentei travar conhecimento. Tive de ser eu a falar porque ele é tímido, mas isso não me chateia. Ele parecia contente por me ter por ali e eu fartei-me de usar o socializante «nós» porque isso parecia deixá-lo orgulhoso por estar incluído em alguma coisa.»

Segunda–feira
Hoje de manha disse-lhe o meu nome. E estava com esperanças que lhe interessasse. Mas ele não ligou nenhuma. É estranho. Se fosse ele a dizer-me o seu nome eu ter-me-ia interessado. Para os meus ouvidos teria sido o mais doce som que eu jamais ouvira.»

Mark Twain, in «Excertos dos diários de Adão e Eva»

Não é uma obra religiosa; é apenas uma história contada por alguém com um grande sentido de humor. Para Twain não é a polémica que interessa, apenas as relações humanas de qualquer casal que aprende a se conhecer.

Quando o primeiro Homem encontrou a primeira mulher e a «guerra da vida» começou. Quarenta anos mais tarde Adão escreverá no túmulo de Eva: «Onde quer que ela estivesse era o Éden.»

Porque há sempre uma primeira vez…

boligan_04022008_1.jpg
«The First Time» de Angel Boligan

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. gione said, on Fevereiro 4, 2008 at 5:40 am

    Também li este livro há pouco tempo!
    Também tinha pensado publicar alguns excertos em forma de post 🙂

  2. JN said, on Fevereiro 4, 2008 at 10:09 pm

    E acho que faz muito bem, ele merece 🙂

  3. grupodeteatrobastidores said, on Maio 2, 2011 at 3:37 pm

    Esse conto de Twain é tão atual que gerou uma montagem teatral “Diário de Adão e Eva” em Salvador, do Grupo de Teatro Bastidores, a partir da livre adaptação e direção de Yulo Cezzar, idealizador do projeto, que entrará em cartaz no Teatro Molière (Aliança Francesa) em maio. A montagem é ousada, irreverente e capta a alma da obra de Mark Twain. Fica como dica cultural. Mais informações: http://www.diariodeadaoeeva.blogspot.com


Deixe um comentário