Notas ao café…

Os plutocratas

Posted in notas ao café by JN on Março 20, 2009

pluto_20032009_2

Na imagem acima, representam-se Plutão e a sua lua Caronte vistos da superfície de um dos mais recentes candidatos a satélites de Plutão (David A. Aguilar/Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics).

Três anos atrás a União Astronómica Internacional declarou que Plutão já não era um planeta; Plutão foi assim despromovido à classe de Planeta Anão reduzindo o número de planetas do Sistema Solar a oito. Um planeta passa a anão não pelo seu tamanho mas por não ter uma série de características que identificam como um planeta; ou seja, não são pura e simplesmente um planeta.

Mas o insulto a Plutão foi demais para as boas gentes do estado do Illinois, nos EUA, que decidiram devolver a Plutão o seu estatuto de planeta e declarar o dia 13 de Março como o «Dia de Plutão»:

RESOLVED, BY THE SENATE OF THE NINETY-SIXTH GENERAL ASSEMBLY OF THE STATE OF ILLINOIS, that as Pluto passes overhead through Illinois’ night skies, that it be reestablished with full planetary status, and that March 13, 2009 be declared «Pluto Day» in the State of Illinois in honor of the date its discovery was announced in 1930.

A razão é simples: Plutão foi descoberto em 1930 por Clyde Tombaugh, que era do Illinois.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: