Notas ao café…

Tudo começou com um beijo

Posted in fotografia ao café, memórias ao café by JN on Março 29, 2009

kiss_29032009_21

A foto da Associated Press que mostra o beijo entre o líder soviético Leonid Brezhnev e Erich Honecker, presidente da República Democrática da Alemanha, na celebração do 30º aniversário deste país em 1979. A foto que já por si é um ícone do século XX, em 1990 daria origem a um outro, este da autoria do russo Dmitri Vrubel e no Muro de Berlim.

Depois da queda do Muro de Berlim em 1989, mais de uma centena de artistas (uns mais anónimos que outros), foram para Berlim e transformaram o cinzento do muro em telas para as suas obras de arte. A parte oriental do muro, que tinha estado intocável até então, foi coberta com mais de cem obras. Estas eram um reflexo da História turbulenta da Alemanha e muitas tinham nelas o slogan da paz e esperança. Entre elas encontrava-se a de Vrubel, «Der Bruderkuss», baseada na foto da Associated Press.

ANNIVERSARY WALL

A obra emblemática de Vrubel, uma das mais famosas do muro, já não poderá ser mais vista. Devido à restauração que as autoridades alemãs estão a fazer ao muro e à deterioração da pintura, o «Der Bruderkuss» foi apagado do muro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: