Notas ao café…

Um mito do séc. XX

Posted in fotografia ao café, notas ao café by JN on Junho 20, 2009

meneses_20062009_1

28 de Agosto de 1963: Charlton Heston, Marlon Brando e Sammy Davis Jr. assistem ao discurso de Martin Luther King, em Washington, onde este pronunciou o seu famoso «I Have A Dream» (foto: Enrique Meneses).

Enrique Meneses (Madrid, 21 de Outubro de 1929), repórter fotográfico e escritor que ganhou este ano o VIII Prémio de Jornalismo Miguel Gil de Moreno, é um dos grandes mitos do jornalismo do séc. XX. Através da lente de Meneses podemos seguir os grandes acontecimentos da História do século passado. Índia, Médio Oriente, África, continente americano são alguns dos cenários por onde passou a sua câmara. Na sua obra podemos encontrar nomes como o de Martin Luther King, J. F. Kennedy, Paul Newman, Marlon Brando, Alfred Hitchcok, Salvador Dalí, Sidney Poitiers, Mel Ferrer, Pablo Picasso ou Charles Aznovour.

meneses_20062009_2
Alfred Hitchcock e a sua diva Tippi Hedren (foto: Enrique Meneses).

O grande legado de Meneses é a sua reportagem sobre a revolução cubana. Em 1958 viaja até Cuba e é o primeiro repórter que convive – durante quatro meses – com os revolucionários cubanos em Sierra Maestra. Ali conheceu Fidel Castro e Che Guevara. Alguns meses antes de sair da ilha, em que esteve preso pela policia de Fulgêncio Batista durante uma semana, consegue enviar a sua reportagem sobre a revolução cubana para a revista Paris Match. A publicação da reportagem teve à época um enorme impacto e percorreu o mundo (as fotos de Meneses em Sierra Maestra podem ser vistas aqui).

meneses_20062009_3
Castro e Meneses em Sierra Maestra.

Hoje, perto de fazer 80 anos, o homem que «nunca he seguido órdenes de nadie», continua em plena actividade. Através da Internet tem a sua própria rádio, um canal de televisão e um blog actualizado regularmente com textos da sua autoria.

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Acção Directa said, on Junho 20, 2009 at 11:28 am

    Aplauso.

    Bom fim de semana.

    Spartakus.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: