Notas ao café…

Morte económica da Letónia

Posted in notas ao café by JN on Junho 21, 2009

18 de Junho, 2009: Duas pensionistas lutam durante um manifestação organizada pelos sindicatos, em Riga, capital da Letónia. Milhares de manifestantes protestaram contra o plano do governo para evitar uma possível bancarrota e e conseguir ajuda monetária do FMI e da UE (foto: Ilmars Znotins/AFP/Getty Images).

A Letónia esta a viver um processe de «morte económica», nas palavras do Presidente da República, Valdis Zatlers. A contracção da economia, este ano, já vai nos 18 por cento e o primeiro-ministro da Letónia esteve em Bruxelas e pediu à UE mais 1,2 mil milhões de euros de emergência.

Para salvar o país da bancarrota e conseguir os prometidos empréstimos do FMI e da UE, o governo da Letónia apresentou medidas drásticas contra a crise. O primeiro-ministro do país apresentou ao parlamento um plano de cortes orçamentais que visa reduzir os gastos do Estado. Os maiores sacrificados são os reformados e os funcionários públicos, já que o plano implica cortes nas pensões e nos salários: 20 por cento nos salários públicos incluindo os de membros do governo, redução em 10 por cento nas pensões de reforma e redução de um quarto no salário mínimo.

Mas os cortes agradam pouco aos letões, cuja vida já é difícil, e os protestos nas ruas de Riga sucedem-se.

arcadio_21062009_1
Arcadio, «Cagle Cartoons»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: