Notas ao café…

A causa das Maldivas

Posted in notas ao café by JN on Setembro 10, 2009

paresh_10092009_1
Paresh Nath, «The Khaleej Times»

As ilhas Maldivas são algumas das que têm a própria existência ameaçada pela subida do nível do mar. Em 2007, o gabinete do ambiente da ONU advertiu que a subida de 18 a 59 centímetros por volta de 2010 seria o suficiente para tornar boa parte do território inabitável. Mais de 80 por cento da superfície terrestre do país — constituído por 1,192 ilhas de coral espalhadas pelo equador — está a pouco mais de um metro acima do nível do mar.

Na Conferência de Copenhaga para o clima, que visa concluir um acordo global sobre o clima pós-Quioto (a partir de 2012), as nações participantes têm que definir valores para que as emissões à escala mundial atinjam o seu máximo antes de 2020, descendo em seguida, até 2050, para menos de 50 por cento dos níveis de 1990. Para este efeito, são necessárias medidas tanto dos países em desenvolvimento como dos desenvolvidos.

As Maldivas, que sentem os efeitos da mudança do clima e que são um símbolo da causa ambientalista, estarão presentes em Copenhaga depois do governo dinamarquês ter concordado em financiar a sua participação:

[…] “I am delighted to hear of Denmark’s kind offer of support,” Nasheed told AFP by telephone. “The Maldives understands the crucial importance of the Copenhagen summit in tackling the climate crisis.

“The new government inherited a huge budget deficit from the former regime. As such, we are unable to travel abroad without outside assistance.”

Denmark on Tuesday said it was ready to help the Maldives, whose fight against rising sea levels has made it a cause celebre for environmentalists.

The Scandinavian nation said it had allocated 2.5 million euros (3.6 million dollars) so that the poorest states and islands could attend the Copenhagen summit in December with three delegates each.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: