Notas ao café…

Encontro em Manhattan

Posted in notas ao café by JN on Setembro 22, 2009

Com a Assembleia Geral da ONU a reunir-se em Nova Iorque esta treça-feira, Muammar al-Khadafi está a encontrar dificuldades de alojamento; primeiro foi-lhe negado montar a sua luxuosa tenda em Englewood, Nova Jersey, e  depois alguém recusou alugar-lhe um apartamento no Upper East Side, em Manhattan. Fica-se, para já, sem saber onde irá ficar o coronel, se é que agora irá a Nova Iorque.

greenberg_22092009_1
Steve Greenberg

É nesta reunião de líderes mundiais que o Presidente Barack Obama pretende relançar as negociações do processo de paz para o Médio Oriente. Terá reuniões com com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas. Não está prevista qualquer declaração conjunta após os encontros onde não são esperados quaisquer resultados. Mahmoud Abbas concordou com o acordo mas avisou que não tem qualquer intenção de negociar até Israel pare a construção na Cisjordânia. Por seu lado, o primeiro-ministro israelita pretende defender o programa de construção durante o encontro com o Presidente americano.

pismestrovic_22092009_1
Petar Pismestrovic, «Kleine Zeitung»

Em discussão estará também o programa nuclear do Irão; o Presidente Obama quer resolver a questão por uma via pacifica e espera a colaboração da Rússia para pressionar o Irão a abandonar o programa, principalmente depois dos EUA terem desistido do sistema anti-misseis na Europa Central. E o Irão será certamente protagonista nesta Assembleia Geral com Israel, ao contrário do que o Presidente russo teria dito antes, a não colocar de parte a hipótese de um ataque a instalações nucleares do Irão e um antigo conselheiro de segurança americano a afirmar que os EUA não deviam colocar de parte o uso da força para impedir Israel de lançar tal ataque. Uma semana em cheio é o que se espera em Nova Iorque.

paresh_22092009_1
Paresh Nath, «The Khaleej Times»

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Consequências… « Notas ao café… said, on Setembro 23, 2009 at 3:44 am

    […] Ahmadinejad não se sabe mas o Coronel Muammar al-Khadafi, depois de todos os problemas que teve, já parece ter onde ficar: segundo o Huffington Post, o líder líbio poderá montar a sua tenda […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: