Notas ao café…

Obama apela a uma nova era

Posted in notas ao café by JN on Setembro 24, 2009

corrigan_24092009_1
Patrick Corrigan, «The Toronto Star»

No seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU, Barack Obama apelou a uma nova era de cooperação e à união, afirmou que é tempo de o mundo avançar para uma nova era de respeito mútuo e interesses comuns e que ele e o seu país estão dispostos a iniciar um novo capítulo em termos de cooperação internacional. Segundo o Presidente , o sentimento anti-americano foi usado muitas vezes no passado por outros países como desculpa para não agirem. Para o Sr. Obama os que criticaram os EUA por agirem sozinhos no passado não podem aficar agora parados e esperar que o seu país resolva os problemas do mundo sozinho.

Barack Obama apontou o que ele considera serem os quatro pilares que englobam os principais desafios enfrentados pelo mundo hoje: o fim da proliferação de armas nucleares, paz e segurança, preservação do planeta e combate às mudanças climáticas e uma economia global em que haja oportunidades para todos.

chappatte_24092009_1
Chappatte, «International Herald Tribune»

Prometeu trabalhar com o Governo russo na redução dos arsenais nucleares e disse que os próximos 12 meses serão cruciais no esforço para reforçar o Tratado de Não Proliferação Nuclear. Ainda no domínio nuclear, acusou a Coreia do Norte e o Irão de terem optado por uma caminho perigoso, apostando em polémicas investigações atómicas. O Presidente americano defendeu ainda, uma maior regulação dos mercados financeiros que considerou necessária para pôr fim à “ganância, excessos e abusos” que conduziram a economia mundial à actual recessão

Sobre uma das prioridades da sua política externa, o Médio Oriente, voltou a afirmar que os EUA não reconhecem a legitimidade dos colonatos israelitas nos territórios ocupados da palestina. Afirmou que é tempo de israelitas e palestinianos aceitarem retomar as negociações de paz, sem pré-condições, ainda que ambas as partes continuem a não cumprir as suas obrigações internacionais.

margulies_24092009_1
Jimmy Margulies, «The Record of Hackensack»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: