Notas ao café…

Justiça vs Berlusconi

Posted in notas ao café by JN on Outubro 7, 2009

pismestrovic_07102009_1
Petar Pismestrovic, «Kleine Zeitung»

Depois da imunidade para exercer o cargo que lhe foi concedida por uma lei feita para si e à sua medida, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, tem novamente razões para se preocupar; o Tribunal Constitucional da Itália está a rever esta lei para analisar se é de facto inconstitucional, como afirmam muito membros da oposição; para este a lei vai contra o princípio de que todos são iguais perante a lei.

Assessores de Silvio Berlusconi dizem que, se este perder a imunidade, talvez tenha que renunciar ao cargo. No entanto, analistas acreditam que isso é pouco provável, embora uma decisão contra o primeiro-ministro possa deixá-lo politicamente enfraquecido e, aliado a uma série de escândalos, com a sua popularidade ainda mais baixa.

Um dos processos que poderia ser re-aberto contra o Sr. Berlusconi é um em que é acusado de subornar o advogado britânico, David Mills, para que desse testemunhos falsos a seu favor nos processos em que era acusado de corrupção. Em Fevereiro, Mills, que afirma estar  inocente, foi condenado a quatro anos e seis meses por corrupção. O caso teve repercussão na Reino Unido porque David Mills era casado com a ministra britânica Tessa Jowell, hoje ministra das Olimpíadas.

hansson_07102009_1
Riber Hansson, «Svenska Dagbladet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: