Notas ao café…

Turquia & Arménia

Posted in notas ao café by JN on Outubro 13, 2009

gurel_13102009_1
Oguz Gurel (Turquia)

Apesar do acordo, que se pode considerar histórico, entre a Turquia e a Arménia para normalizar as relações entre os dois países que foi assinado no sábado, continuam a existir sinais que a hostilidade de quase um século continua a persistir entre os dois países e o acordo em Zurique foi salvo pelas intervenções de última hora da Secretária de estado dos EUA, Hillary Clinton, e pelo Ministro do Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov. O acordo normaliza as relações diplomáticas entre os dois países, abre de novo as fronteiras e será um início para o diálogo sobre a morte de 1,5 milhões de arménios pelo Império Otomano em 1915.

No entanto, o Primeiro-Ministro turco afirmaria no domingo que o acordo não seria ratificado se a Arménia não retirasse as suas tropas da região disputada do enclave do Nagorno-Karabakh. Uma acção da Turquia, aparentemente, para acalmar o seu aliado Azerbaijão. Um grande ponto de discórdia será como irá ser analisado o que se passou em 1915; se a morte de 1,5 milhões de arménios foi, de facto, um genocídio.

dario_13102009_1
Dario Castillejos, «El Imparcial de México»

O Presidente da Arménia, Serzh Sarksyan, visita a Turquia para assistir a um jogo de futebol, entre a Turquia e a Arménia, de qualificação para o Mundial de Futebol na África do Sul. A “diplomacia do futebol” esteve sempre presente no longo processo que levou ao acordo de Zurique. O Sr. Sarksyan será o primeiro líder arménio a visitar a Turquia desde a sua independência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: