Notas ao café…

O pré-acordo com o Irão

Posted in notas ao café by JN on Outubro 22, 2009

dario_21102009_2
Dario Castillejos, «Cagle Cartoons»

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) diz que os negociadores iranianos concordaram com uma proposta inicial de enviar a maior parte do seu urânio para a Rússia, para ser enriquecido neste país. Existem poucos detalhes sobre o acordo, mas o Irão deverá enviar cerca de 75 por cento do seu urânio para a Rússia. O acordo ainda terá que ser rectificado pelo governo de Teerão — assim como pelo da França, Rússia e EUA — que se aceitar reduzirá o stock de urânio do Irão para valores abaixo dos necessários para produzir uma arma nuclear. Contudo, e segundo David Albright, do Institute for Science and International Security, o Irão em pouco mais de um ano pode facilmente substituir o que enviou para a Rússia.

Para Mohamed ElBaradei, diretor da AIEA, este acordo pode abrir o caminho para a completa normalização das relações entre o Irão e a comunidade internacional. Para Jon Leyne, correspondente da BBC em Teerão, este acordo é o melhor que pode ser obtido para já, mas nada ainda estará decidido já que o governo de Teerão ainda não reconheceu o acordo ou mostrou qualquer sinal que enviará o urânio para fora do país ou que o Presidente Mahmoud Ahmadinejad aceite enviar esse mesmo urânio já que transformou o programa nuclear do seu país numa questão de orgulho nacional:

[…] The big advantage for the West is that the arrangement would neutralise most of Iran’s stockpile of enriched uranium. At the very least this would delay Iran’s ability to make a nuclear bomb.

But no Iranian official has yet publicly acknowledged that Iran’s enriched uranium would be shipped out of the country.

There must be doubts whether President Mahmoud Ahmadinejad’s government is really willing to allow its hard-won enriched uranium out of its grasp, particularly as Mr Ahmadinejad has turned the nuclear programme into such a matter of national pride.

But for the West, that key component of the agreement would surely be the deal-breaker.

pismestrovic_21102009_1
Petar Pismestrovic, «Kleine Zeitung»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: