Notas ao café…

Iraque nuclear

Posted in notas ao café by JN on Novembro 2, 2009

Há 28 anos Israel lançou um ataque aéreo contra o reactor nuclear de Osirak, perto de Bagdad, com receio da possibilidade de um Iraque nuclear. Cerca de 19 anos atrás, a ONU impôs uma série de sanções económicas contra o Iraque, afirmando que o programa nuclear deste país precisava de supervisão. E sete anos atrás o então Presidente americano, George W. Bush, afirmava que um Iraque com acesso a armas de destruição massiva, incluindo tecnologia nuclear, poderia desencadear uma intervenção militar americana, algo que viria de facto a acontecer, embora o Iraque não tivesse nenhuma das tecnologias.

Agora, e seis anos depois da invasão no Iraque, este país através da ONU e da Agência Internacional de Energia Atómica, tenta obter apoio e permissão para a construção de reactores nucleares.

A 20 de Outubro deste ano, a Foreign Policy publicava uma lista com os países que pretendem aderir ao clube nuclear e que, segundo a FP, as consequências de tal é algo que o mundo deveria temer. Dado o actual panorama político do Iraque, provavelmente terão que adicionar mais um a essa lista.

singer_022009_1
Andy Singer, «No Exit»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: