Notas ao café…

NY Times vs. Huffington Post

Posted in notas ao café by JN on Novembro 3, 2009

chappatte_03112009_1
Chappatte, «Courrier International»

Um problema que se espalha um pouco por todo o mundo: a venda de jornais está em queda — Portugal não está em situação diferente, como se pode ler no Jornal de Negócios e no Público. Esta queda trás consigo menos publicidade e os problemas financeiros de muitos gigantes não foram de esperar, como foi o caso do New York Times. O mundo online terá a sua quota parte de responsabilidade; sejam da responsabilidade de jornais ou independentes, os sites dedicados às notícias atraem muitos leitores que assim dispensarão as edições em papel. Além dos sites de jornais, estes são ainda obrigados a enfrentar a concorrência de publicações online como o The Huffington Post, sites dedicados a notícias como o Google News (em várias línguas) ou o Yahoo! News que são basicamente agregadores de notícias.

stahler_02112009_1
Jeff Stahler, «The Columbus Dispatch»

É neste contexto, e num quase vazio legal, que uma guerra foi declarada ao The Huffington Post pelo NY Times, por concorrência desleal e uso  ilegal dos conteúdos deste jornal, como escreve Douglas A. McIntyre no 24/7 Wall St.:

[…] The print publishers have begun to mumble more often that Google News, The Huffington Post, and The Daily Beast are taking unfair and illegal advantage of them by using the print media’s carefully reported stories as content to build their aggregation sites. The legal issues are engulfed in a fog. Fair Use laws slightly favor the aggregators, but that is only based on the very small amount of aggregation done in the press a decade ago. Wholesale aggregation of content that is expensive to produce and requires extraordinary skill and experience to report has never been seen on the current scale because it only began two or three years ago.

[…] The copyright and fair use laws may be too ill-defined for old media to make a strong case. Worse, the laws may protect and further the cause of the aggregators. There is clearly no substantial precedent to help old media companies or they would have taken advantage of it long ago.

The point at which old media may be forced to take legal action is coming soon, even if it does not have a strong case. The Huffington Post recently passed The Washington Post and LA Times in terms of the visitors each has to its website each month. Huffington’s revenue is rumored to be small, perhaps as little as $8 million this year. As that number grows, it will take more advertising share from its old media rivals.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: