Notas ao café…

Itália condena era Bush

Posted in notas ao café by JN on Novembro 6, 2009

billday_06112009_1
Bill Day, «The Commercial Appeal»

Em Itália, um tribunal condenou mais de vinte agentes da CIA, à revelia, e dois dos serviços secretos italianos pelo rapto de um clérigo egípcio em Milão, em 2003. Abu Omar foi levado para uma prisão no Egipto, onde ficou durante quatro anos tendo sido alvo de actos de tortura. A extradição dos antigos agentes americanos vai ser pedida a Washington.

Na Newsweek, Mark Hosenball e Michael Isikoff escrevem que esta condenação, além de ser um marco, tem vários aspectos a considerar. Em primeiro, representa o primeiro julgamento por um tribunal estrangeiro que considera que onde elementos ligados à administração Bush cometeram actos ilegais na luta contra o “terrorismo global”. Mesmo que nunca venham a cumprir a pena a que forma condenados, como será de esperar, estarão impedidos de viajar para a Europa no futuro. Em segundo, esta decisão coloca de novo em primeiro plano a controversa política de George W. Bush e Dick Cheney — a prática de rapto enevio para prisões fora de território americano — que o Presidente Obama não quer “condenar”, numa forma de não dividir ainda mais a América.

cole_06112009_1
John Cole, «The Scranton Times-Tribune»

No GlobalPost, Michael Moran escreve que a “Guerra ao Terror” de George W. Bush pode ter caído em desuso com a actual administração, mas a actual condenação do tribunal italiano mostrou que não foi esquecida nem o será tão depressa como muitos americanos queriam e, como Hosenball e Isikoff, esta coloca um dilema ao novo Presidente:

[…] For President Obama, who may privately welcome the verdict, the case merely sharpens the dilemma facing his administration as he moves on several fronts to reverse what he has described as the overzealous policies of his predecessor. One of his first moves as president was to outlaw the transfer of detainees to countries where they might be tortured. But the executive order fell short of banning rendition, and a “special task force” created to recommend policy changes has yet to weigh in.

horsey_06112009_1
David Horsey, «Seattle Post-Intelligencer»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: