Notas ao café…

“Guerra Fria” latina

Posted in notas ao café by JN on Novembro 10, 2009

jones_10112009_1
Taylor Jones, «El Nuevo Dia»

A tensão entre a Venezuela e a Colômbia aumentaram com o aviso do Presidente Hugo Chávez ao venezuelanos para se preparem para a guerra. O Sr. Chávez ordenou o envio de 15 mil militares para fronteira entre os dois países e no seu programa semanal, na última quinta-feira, o Presidente venezuelano apoiando-se no princípio que a preparação da guerra é a melhor forma de evitar, disse que não se podia perder mais tempo: “No perdamos un día en nuestra principal misión: Prepararnos para la guerra y ayudar al pueblo a prepararse para la guerra, porque es responsabilidad de todos.”

O presidente venezuelano opõe-se a um acordo assinado no final de Outubro entre Bogotá e Washington, que dá aos militares americanos acesso a sete bases colombianas, e avisa o Presidente Obama não fazer a asneira de atacar a Venezuela através da Colômbia. Alvaro Uribe já apelou à ONU e à Organização dos Estados Americanos depois das “ameças de guerra” de Hugo Chávez. Mas as tensões na fronteira entre os dois países já são antigas e em muito resultam da violência entre  grupos armados que disputam o controlo do tráfico de combustível desde a Venezuela até à Colômbia, como escreve Maye Primera no El País.

Com o aniversário da queda do Muro de Berlim e do fim da “Guerra Fria”, o mundo vê nascer uma outra, como escreve a Reuters. Com o escalar da tensão na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia, as autoridades do Peru apelam a todo os governo sul-americanos que reduzam os gastos com material militar, na criação de uma força de segurança regional. Responsáveis peruanos afirmaram que o Presidente Lula da Silva está receptivo à iniciativa e que se encontrará com os líderes da Colômbia e do Paraguai. Os países do continente sul-americano, em 2008, gastaram 60 mil milhões de dólares em material militar, o que mereceu fortes críticas por parte de Óscar Arias, Presidente da Costa Rica.

simanca_10112009_1
Simanca Osmani, «Cagle Cartoons»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: