“Obama You Can Stop This”
Angel Boligan, «El Universal»
O Presidente Lula da Silva disse que na cimeira de Copenhaga está disposto a comprometer-se com um plano para reduzir a desflorestação na Amazónia brasileira em 80 por cento até 2020. Mas também afirmou que os países mais industrializados devem estar dispostos a reduzir as suas emissões e a pagar a sua parte nos custos da redução das emissões dos países mais pobres. Lula da Silva disse que a responsabilidade doa países mais ricos no aquecimento do planeta é maior. A desflorestação representa cerca de 20 por cento das emissões de CO2 com efeito no aquecimento do planeta.
A Greenpeace criticou o Presidente Obama por não ter um papel mais preponderante nas negociações sobre o clima e apelam aos líderes mundiais que actuem na protecção das florestas tropicais impedindo a desflorestação das mesmas. Na semana passada, activistas desta organização bloquearam o abate de árvores na Península de Kampar, Indonésia, acorrentando-se às escavadoras e colocaram um cartaz onde se podia ler “Obama You Can Stop This”.
Apesar das críticas ao Presidente americano, a Greenpeace espera que Obama seja o líder mundial na luta contra as alterações climáticas, e, colocou online uma carta endereçada a Barack Obama, apelando para que este crie um fundo de 140 mil milhões de dólares para ajudar as nações mais pobres a desenvolvente fontes de energia alternativas, parar com a desflorestação e a adaptar-se ao inevitável impacto das mudanças climáticas.
Fixing the World
Peray, «The Nation»
leave a comment