Notas ao café…

A tarefa de “Pepe” Lobo

Posted in notas ao café by JN on Dezembro 3, 2009

Arcadio, «La Prensa»

As Honduras nesta segunda-feira acordaram com três Presidentes: um de férias, um exilado na embaixada do Brasil e um outro eleito nas eleições de domingo, onde a abstenção parece ter sido elevada e os números desta são um dos pontos de discórdia. Manuel “Mel” Zelaya afirma que existiu fraude eleitoral, enquanto o recente eleito Porfirio “Pepe” Lobo tem em mãos a dura tarefa de convencer o mundo, e em especial a América Latina, que ele é o legítimo Presidente das Honduras, mesmo que as eleições tenham decorrido durante o regime do governo interino, liderado por Roberto Micheletti, sem que Zelaya tenha sido reconduzido à Presidência antes das mesmas.

Em Lisboa e durante a Cimeira Ibero-Americana, o Presidente Lula da Silva afirmou que “está fora de questão” reconhecer o governo de Porfírio “Pepe” Lobo. Mas talvez não seja tanto assim e nem tudo serão mais notícias para o eleito Lobo: os EUA reconheceram o seu governo e a Colômbia, o Peru e a Costa Rica reconheceram a sua vitória. Entretanto, o Congresso hondurenho rejeitou o retorno ao poder de Manuel Zelaya.

Agora está nas mãos do novo eleito; as acções nos próximos meses de “Pepe” Lobo irão ditar o futuro deste país e do seu governo e o assessor especial da Presidência brasileira, Marco Aurélio Garcia, em entrevista diz que a atitude do Presidente eleito vai definir as relações com as Honduras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: