Notas ao café…

Futebol e geopolítica

Posted in notas ao café by JN on Dezembro 5, 2009


Arcadio, «La Prensa»

Mark Leon Goldberg, no UN Dispatch, escreve sobre o sorteio dos grupos para Mundial na África do Sul de 2010. Para Goldberg é sempre interessante ver antigas, e actuais, rivalidade geopolíticas “combaterem” numa arena comum, mas agora sem exércitos. Refere o facto de alguns jogos serem entre antigas colónias e antigos colonizadores, como é o caso de Portugal-Brasil, Inglaterra-EUA, Espanha-Honduras e Espanha-Chile. Claro que estas rivalidades estão há muito sanadas, mas existem de alguma forma saudável e o jogo  Portugal-Brasil, principalmente com o resultado que se verificou no último jogo amigável, é um bom exemplo. De qualquer forma, julgo que Goldberg não terá nada a escrever sobre estes encontros.

A Coreia do Norte até poderia ser um dos pontos interessantes deste campeonato, mas não irá jogar com Coreia do Sul, o Japão ou os EUA, a não ser que consiga passar esta fase de grupos, o que será difícil. Poderá existir ainda a possibilidade de um Honduras-Brasil, que poderá ser interessante dependendo de como se desenrolar a situação de Manuel Zelaya,  e um encontro com a ex-Jugoslávia: a Servia e a Eslovénia. Mas não é provável que qualquer um destes jogos, se acontecerem, sejam algo mais do que um jogo de futebol. Como a Venezuela e Colômbia não estarão presentes, pouco acontecerá digno de registo no UN Dispatch, além do futebol. Ficam apenas as questões de Joshua Keating, e de outros cépticos, quanto à capacidade da África do Sul conseguir organizar o Mundial.

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Irina said, on Dezembro 7, 2009 at 2:36 pm

    Comentário de Dunga, seleccionador brasileiro, ao facto de Brasil e Portugal irem defrontar-se no Mundial: “É Brasil A contra Brasil B”.

    Ainda há muitas velhas feridas por sanar… principalmente o complexo “país colonizador/ país colonizado).

    • JN said, on Dezembro 7, 2009 at 6:28 pm

      Acredito que tenha razão quanto às feridas e espero que o Dunga não tenha razão nenhuma!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: