Notas ao café…

Obama, Israel e o Irão

Posted in notas ao café by JN on Dezembro 6, 2009


Paresh Nath , «The Khaleej Times»

Escreve a The Economist que o Irão está próximo de se tornar uma potência nuclear, com todos os maus resultados que daí podem vir. Primeiro foi a descoberta de uma instalação secreta para enriquecimento de urânio nos arredores de Qom, numa clara violação dos acordos e promessas feitas quando o Irão assinou o Tratado Sobre a Não-Proliferação de Armas Nucleares. O Irão defende-se continuando a dizer que a investigação tem apenas fins pacíficos.

A falta de cooperação negocial por parte dos iranianos, levou a Agência Internacional de Energia Atómica tecesse duras críticas a este país, no que foi apoiada pelos EUA, Rússia e China. O Irão respondeu às críticas da pior forma possível; anunciou a construção de mais dez instalações de enriquecimento de urânio. O governo iraniano, pela voz do seu vice Presidente, Ali Akbar Salehi, não se preocupou em esconder o facto de que a sua decisão era uma retaliação contra a Agência Internacional de Energia Atómica.


Paresh Nath , «The Khaleej Times»

David Albright, citado pelo Haaretz, diz que com as sanções que o Irão enfrenta, a falta de urânio e a falta de apoio internacional, é quase impossível para este país construir as dez novas instalações nucleares. Mas o que para já é claro, e mais uma vez escreve a The Economist, é que o esforço  diplomático para negociar com o Irão, mesmo por parte da China e Rússia, está a chegar ao fim.

Hillary Mann Leverett e Flynt Leverett, na Foreign Policy, escrevem que a melhor forma para do Presidente Obama ainda poder salvar a sua política para com o Irão é impedir que seja Israel a tomar a iniciativa; escrevem que a administração actual segue a política de sanções de George W. Bush e tudo o que se conseguiu foi com que o Irão continuasse a expandir as suas instalações nucleares e aumentaram os riscos de um confronto militar entre os dois países; uma política que agrada a Israel que pretende que a balança do poder militar continue a lhe ser favorável.

Com o Irão a continuar a negar cumprir as exigências da ONU, o ocidente prepara um novo pacote de sanções mas, como escreve a Der Spiegel, podem não agradar a Israel que até já tem planos para uma acção militar contra o Irão.


Paresh Nath , «The Khaleej Times»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: