Notas ao café…

COP15 começou

Posted in notas ao café by JN on Dezembro 8, 2009


Frederick Deligne, «Politicalcartoons.com»

É o principal assunto na política internacional desta semana; cerca de 15 mil delegados de 192 países reuniram-se ontem para o início da Cimeira de Copenhaga com o objectivo de um acordo sobre a redução das emissões de gás com efeito de estufa ser conseguido. Yvo de Boer, secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, apelou aos delegados presentes para se concentrarem em propostas práticas e sólidas dizendo que os países em desenvolvimento esperam uma acção concreta e imediata contra as emissões de gases com efeito de estufa para adaptarem as suas nações a um novo cenário climático.

Uma das figuras mais esperadas nesta cimeira será o Presidente Barack Obama, principalmente depois de ter assumido o compromisso  de reduzir as emissões dos EUA em 17 por cento até 2020 e uma redução de 83 por cento até 2050. E a posição do Presidente Obama até ficou reforçada com Lisa Jackson, administradora da Agência de Protecção Ambiental, o órgão ambiental americano, a anunciar formalmente nesta segunda-feira que os gases que provocam o efeito estufa ameaçam a saúde pública e o bem-estar da população do país. A Índia e a China também se comprometeram em reduções. Os delegado também tentarão chegar a um acordo para ajudar as nações em desenvolvimento a reduzir as suas emissões; a África do Sul comprometeu-se em reduzir as emissões em 34 por cento em 2020, mas o governo sul africano diz que para isso precisará de ajuda internacional.


Paresh Nath, «The Khaleej Times»

Como seria de esperar, a cimeira também com algum cepticismo devido à divulgação, há duas semanas, de e-mails de cientistas pirateados e publicados na Internet — o climategate. Rajendra K. Pachauri, secretário-geral do Painel Intergovernamental da ONU para as Alterações Climáticas (IPCC), defendeu que o caso é apenas uma tentativa de descredibilização da comunidade científica, afirmando que a consistência interna das várias linhas de pesquisa apoia fortemente o trabalho da comunidade científica. Como escreve Elizabeth Kolbert, no excelente Environment 360 da Universidade de Yale, um novo relatório divulgado na véspera da cimeira de Copenhaga mostra que os problemas ambientais do planeta aumentam a um ritmo mais rápido do que o anteriormente esperado.


Paul Fell, «Artizans Syndicate»

Apesar do primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, dizer que um acordo é possível, a maior parte dos líderes afirmam que as negociações desta semana não devem produzir qualquer tipo de resolução e que, em vez disso, o objectivo das mesmas é preparar pontos de discussão para o futuro. Da mesma opinião é a The Economist.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: