Notas ao café…

O factor Livni

Posted in notas ao café by JN on Dezembro 16, 2009


Chappatte, «The International Herald Tribune»

As relações entre o Reino Unido e Israel têm vindo a deteriorarem-se. Primeiro foi a iniciativa do governo britânico de colocar etiquetas para distinguir os produtos agrícolas produzidos pelos palestinianos em territórios ocupados e os produzidos nos colonatos israelitas, já que pela Lei Internacional os colonatos na Faixa de Gaza são ilegais. Uma medida que pouco agradou ao governo de Israel.

Agora um juiz britânico emitiu um mandado de captura contra a ex-ministra israelita dos Negócios Estrangeiros, Tzipi Livni, por crimes relacionados com a ofensiva em Gaza de há cerca de um ano, numa acção inédita na justiça do Reino Unido. O mandado de captura surgiu após uma queixa de um grupo pró-palestiniano, que acusou a Sra. Livni de ter orquestrado a ofensiva militar que ocorreu no território. Tzipi Livni continua a defender essa operação que considera ter sido “essencial” e ter atingido o “objectivo de mostrar a força e capacidade militar” de Israel.

O governo de Israel ameaçou cortar relações com o Reino Unido e colocar em causa a capacidade britânica de desempenhar um papel activo no processo de paz no Médio Oriente. A ordem de detenção já foi suspensa, depois da Sra. Livni ter cancelado uma viagem à capital britânica e o governo britânico pondera alterar a lei que permitiu o mandato de captura contra Tzipi Livni.

O editorial do The Jerusalem Post, mostra-se bem o desagrado que a situação gerou em Israel e escreve que “Somos todos Tzipi Livni”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: