Notas ao café…

O “Holandês Voador”

Posted in notas ao café by JN on Dezembro 29, 2009


John Darkow, «Columbia Daily Tribune»

Umar Farouk Abdulmutallab, é o nigeriano de 23 anos que tentou derrubar o voo 253 da Northwest Airlines, que partiu de Amesterdão com destino a Detroit, com tetranitrato de pentaeritritol (PETN) — segundo especialistas um explosivo que pode provocar grandes danos — que transportava na sua roupa interior. Embora tenha colocado mais uma vez os aeroportos em “estado de sítio”, colocado em causa todos os sistemas de segurança e obrigando a novas medidas de segurança não é ele, actualmente, de quem se fala nos media dos EUA sobre o voo 253. Este papel pertence a Jasper Schuringa, um cineasta holandês de 32 anos, a quem já chamam “Flying Dutchman” (“Holandês Voador”) e que foi o responsável por impedir Umar Farouk Abdulmutallab de cumprir o seu destino. Como seria de esperar, os tablóides estão “apaixonados” por Schuringa.

Enquanto o Presidente Barack Obama promete encontrar os responsáveis pelo atentado frustrado, Bruce Schneier, um especialista em segurança, resume bem o que se passou no voo 253:

Only two things have made flying safer [since 9/11]: the reinforcement of cockpit doors, and the fact that passengers know now to resist hijackers.


Mike Keefe, «USA Today»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: