Notas ao café…

Iémen 2010

Posted in notas ao café by JN on Janeiro 5, 2010


Rainer Hachfeld, «Neues Deutschland»

A França e a Alemanha, como já o tinham feito os EUA e Reino Unido, fecharam as suas embaixadas no Iémen por motivos de segurança. A decisão de encerrar as embaixadas foi tomada por se temer um ataque da Al-Qaeda na Península Arábica. As embaixadas dos EUA e Reino Unido estão fechadas pelo terceiro dia consecutivo.

As forças de segurança iemenitas anunciaram a morte de dois presumíveis membros da Al-Qaeda numa operação a norte da capital em que terão ficado feridos outros três suspeitos de pertencerem à organização. Os confrontos ocorreram em Arhab, a cerca de 40 quilómetros da capital, onde as forças de segurança procuravam Nazih al-Hang, líder de um grupo da Al-Qaeda na região. Dois membros do grupo de Nazih al-Hang morreram na operação.

A decisão de fechar a embaixada americana surgiu após uma reunião com o General David Petraeus e o Presidente do Iéman, Ali Abdullah Saleh. A principal razão foi a ameaça de possíveis ataques por parte da Al-Qaeda na capital, Sanaa, possivelmente contra à embaixada americana. O Iémen tornou-se o centro das atenções da administração Obama na luta contra a Al-Qaeda e Hillary Clinton disse que a instabilidade no Iémen é uma ameaça a nível global e regional e advertiu o governo deste país a tomar medidas contra a Al-Qaeda ou arrisca perder o apoio ocidental. O governo do Iémen enfrenta rebeliões tribais e um movimento separatista e, segundo a BBC, sempre considerou a Al-Qaeda um problema menor. Em muitas áreas do país o governo não tem nenhuma autoridade; estas áreas são controladas por chefes tribais que sempre toleraram grupos como a Al-Qaeda. Com o desemprego a aumentar, um governo impopular e considerado corrupto terá poucas hipóteses de “agradar” ao ocidente.


Dave Granlund, «Politicalcartoons.com»

Numa entrevista à Der Spiegel, o Major General Jahja Abdullah fala de pregadores perigosos, contrabando de armas desde o Irão, da guerra contra a Al-Qaeda e que os EUA compartilham de culpa de o Iémen ter-se tornado um santuário para terroristas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: