Notas ao café…

“Copenhaga” alternativa

Posted in notas ao café by JN on Janeiro 7, 2010


Manny Francisco, «The Manila Times»

No rescaldo da Cimeira falhada de Copenhaga. o Presidente da Bolívia, Evo Morales anunciou na terça-feira que vai convocar uma cimeira sobre o clima alternativa. Numa conferência de imprensa em La Paz, o Presidente Morales disse “Devido à responsabilidade histórica para com a humanidade, decidimos convocar a Primeira Conferência Mundial dos Povos sobre as Alterações Climáticas”.

Claro que o órgão oficial da ONU responsável por Copenhaga irá receber os líderes mundiais de novo em Dezembro, na Cidade do México. Mas apesar de ser um desses líderes, Evo Morales diz que está farto de ver os “líderes mundiais” tomarem todas as decisões. A cimeira sobre o clima da Bolívia, prevista para Abril, na emblemática cidade de Cochabamba, vai “incluir os povos indígenas, movimentos sociais, ambientalistas e cientistas, bem como dos governos que queiram trabalhar com o seu povo”.

O objectivo, em parte, será que os países ricos paguem mais para que os países em desenvolvimento possam construir infra-estruturas energéticas mais ecológicas. A reunião também vai tentar estabelecer um acordo internacional para a formação de um “Tribunal de Justiça do Clima”, um detalhe que a Xinhua, o serviço de notícias chinês, destaca. A lista de nações convidadas ainda não foi divulgada.


Evo Morales
Alen Lauzan Falcon, «Cagle Cartoons»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: