Notas ao café…

O sismo do Haiti

Posted in notas ao café by JN on Janeiro 14, 2010


Tom Stiglich, «Journal Register Newspapers»

No The Root, Joel Dreyfuss, que é nativo do Haiti, escreve:

Some countries are just not lucky. Haiti is one of those places where bad things keep happening. The massive earthquake that destroyed a large part of the 250-year-old capital city, Port-au-Prince, is just the latest blow for a country that can ill afford any more disasters. In the last two decades, Haiti has suffered a series of coups, flawed elections, high crime and inept governments. Last year, back-to-back hurricanes devastated cities in Haiti’s central plain, its richest and most fertile region. […]

No Haiti a destruição é quase total depois da ilha ter sido atingida por um sismo de magnitude 7.0 na terça-feira. Cerca de três milhões de pessoas podem ter sido afectadas pelo sismo e o primeiro-ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive, diz que cerca de 100 mil pessoas podem ter morrido.

A maior parte do país continua sem electricidade o que dificulta a estimativa total dos danos. Os anos de turbulência política, excesso de pobreza e outros desastres naturais que o Haiti enfrentou, como os quatro furacões que dizimaram o país em 2008, deixaram o Haiti mal preparado para enfrentar mais este desastre, como escreve Mark Leon Goldberg no The Daily Beast.

Os relatórios sugerem que a maioria dos edifícios em Port-au-Prince, tenham sofrido danos ou simplesmente tenham caído. Haiti é o país mais pobre do hemisfério ocidental com 80 por cento da população a viver com dois dólares por dia. A capital alberga entre dois a três milhões de pessoas que se amontoam em bairros de lata.


RJ Matson, «St. Louis Post-Dispatch»

Há anos que os sismólogos previam um terremoto no Haiti, mesmo que não tenha ocorrido um em mais de dois séculos. O jornal haitiano Le Matin, em 2008 publicou um alerta sobre a possibilidade de terremotos em Port-au-Prince, um estudo de 2007 previu também o terremoto.

James Ridgeway, na Mother Jones, escreve sobre política da administração Bush para o Haiti e como esta prejudicou este pequeno país, e critica a administração de Obama por fazer muito pouco pelo Haiti. O blog The Lede mantém uma secção actualizada sobre o Haiti, assim como a Reuters. O The Big Picture no Boston Globe apresenta uma foto-reportagem sobre o sismo.


Patrick Corrigan, «The Toronto Star»

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Rute Rita said, on Março 1, 2010 at 11:26 am

    ajudar os outros da-nos saude


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: