Notas ao café…

Regresso a Moscovo

Posted in notas ao café by JN on Março 2, 2010


Patrick Corrigan, «The Toronto Star»

A Rússia passa metade do ano coberta em neve e gelo e os desportos neste tipo de ambiente, como o hóquei em gelo, tornaram-se um símbolo nacional e motivo de orgulho. Entre os anos 50 e 80, a União Soviética liderou sempre o número de medalhas em sete Jogos Olímpicos de Inverno. A equipa de hóquei soviética praticamente ganhou todos os Olímpicos e Campeonatos Mundiais durante quatro décadas. Em patinagem sobre o gelo, os pares soviéticos e russos ganharam todas as medalhas de ouros no Jogos Olímpicos desde 1964.

Este ano, em Vancouver, tudo foi diferente e a Rússia foi humilhada. No que respeita ao hóquei, os comentadores russos não se limitaram a dizer que a selecção russa perdeu, foi uma derrota histórica. Vladimir Putin encarou o facto como uma derrota pessoal: todo o investimento que fez nos últimos dez anos foram em vão. O Presidente Dmitry Medvedev exigiu a demissão do Comité Olímpico Russo.

Como escreve Miriam Elder na Foreign Policy, a Rússia procura agora um culpado:

[…] No matter what the Kremlin decides, it likely won’t be as extreme as the measure proposed by an exasperated Vyacheslav Bykov, the Russian hockey coach. When asked whether someone should suffer for the team’s crushing loss, he told the media, “Let’s put up guillotines on Red Square. Or gallows. We have 35 people in our delegation — let’s finish them all off.”


Alexandr Zudin (São Petersburgo)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: