Notas ao café…

A crise de Ratzinger

Posted in notas ao café by JN on Março 19, 2010

Depois de muitas críticas por parte da comunidade católica irlandesa e de antigas vítimas de abuso, o Cardeal Sean Brady, chefe da Igreja Católica da Irlanda, pediu desculpa pelo papel que desempenhou no encobrimento de casos de abuso sexual sobre crianças por padres durante os anos 70. Na terça-feira, a Igreja irlandesa revelou informações que revelam que o Cardeal Brady esteve presente numa reunião, em 1975, na qual a duas vítimas de 10 e 14 anos foi pedido um voto de silêncio. Brendan Smyth, o sacerdote em causa, duas décadas mais tarde viria a ser condenado por dezenas de ofensas contra crianças.

Bento XVI prometeu que enviará uma carta aos católicos irlandeses. O Papa reconhece que a Igreja foi severamente abalada por todas as alegações e espera que a sua carta ajude. Sobre os casos ocorridos na Alemanha, Bento XVI nada referiu, mas a Chanceler Angela Merkel, e referindo-se pela primeira vez ao caso, afirmou que o “único caminho para a nossa sociedade para lidar com o problema é o de procurar a verdade e descobrir tudo o que aconteceu”.


Petar Pismestrovic, «Kleine Zeitung»

Heather Horn, na AtlanticWire, recolhe uma série de reacções de católicos alemães sobre os recentes escândalos de abuso contra crianças. Entre os testemunhos, encontra-se o de Matthias Drobinski do Süddeutsche Zeitung:

The church is not in a crisis of trust because it is a club of abusers. It is in crisis because it tends ever more towards self-pity instead of helping victims, for example with reparation money. It is in crisis because it will not admit that the priests and brethren attract sexual identity problems. It is in crisis … because until now a closeness and warmth was possible in the church that had disappeared elsewhere in society. This rare quality could now be lost. The pope has to answer for that now as well.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: