Notas ao café…

Terre’Blanche & Malema

Posted in notas ao café by JN on Abril 6, 2010


Stephh, «The Nation»

O assassinato do fundador do Movimento de Resistência Afrikaner (AWB), Eugene Terre’Blanche, um eterno defensor do regime do apartheid, que sempre apelou ao separatismo com o objectivo de se criar uma “pátria de brancos”, mostra como as feridas deixadas pelo antigo regime são ainda profundas na África do Sul assim como posições extremas em ambos os lados. O jornal sul-africano Mail & Guardian, um dos melhores do país, é uma boa fonte de informação sobre este assunto. Na sua última edição apresenta uma entrevista com a mãe de um dos autores do assassínio de Terre’Blanche. O jornal nos seus arquivos disponibiliza uma entrevista a Terre’Blanche, a última que concedeu, em 2009, onde este fala dos seus objectivos extremistas.

A morte de Eugene Terre’Blanche coloca ao mesmo tempo em destaque, de uma forma errada ou não, Julius Malema, o líder da juventude do ANC. Simpatizantes do AWB afirmaram que actos de provocação do de Malema levaram ao assassinato de Terre’Blanche. Na semana passada, a justiça sul-africana proibiu Malema de cantar a canção “Kill the Boer, Kill the Farmer”  por considerar que ela incitava o ódio racial.

O cartoonista Zapiro, do Mail & Guardian, no seu último cartoon apresenta o que ele considera a “piada” de 1 de Abril na África do Sul:


Zapiro, «Mail & Guardian»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: