Notas ao café…

O futuro do Sudão

Posted in notas ao café by JN on Abril 28, 2010

O actual presidente do Sudão, Omar al-Bashir, ganhou as eleições presidenciais no Sudão. São as primeiras desde 1986 e o Presidente ganhou com grande vantagem, segundo os resultados oficiais divulgados. Omar al-Bashir foi acusado de crimes contra a humanidade em Darfur pelo Tribunal Penal Internacional, teve 68 por cento dos votos. No entanto as acusações de fraude eleitoral, intimidação e violência não demoraram a surgir.


Dave Granlund, «Politicalcartoons.com»

Na região semi-autónoma do sul do Sudão, o actual Presidente Salva Kiir foi também vencedor, com 93 por cento dos votos. É esperado que o sul do Sudão declare a independente do norte no próximo ano. O sul, de maioria cristã, espera pela independência desde 1956 e por ela lutou em duas guerras civis com o norte que provocaram mais de dois milhões de mortos.

Haverá lugar a um referendo sobre a independência e o processo arrisca ser difícil e sangrento. Cerca de 82 a 95 por cento do petróleo do Sudão, que sustenta o regime de Omar al-Bashir, encontra-se no sul, muito dele na fronteira entre as duas regiões.

James Copnall, da BBC, escreve que a vitória nada tem de excepcional, já que os principais adversários boicotaram as eleições. Para Copnall a reeleição de al-Bashir pode ser interpretada como um sinal de que os sudaneses rejeitam o Tribunal Penal Internacional, que emitiu uma ordem de prisão internacional contra o Presidente. O próprio al-Bashir nega as acusações e usou a condenação desde o início da campanha para denunciar a suposta interferência dos observadores internacionais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: