Notas ao café…

A Deepwater Horizon

Posted in notas ao café by JN on Abril 29, 2010


Nick Anderson, «Houston Chronicle»

Pouco tempo depois do Presidente Obama ter afirmado que iria permitir mais exploração petrolífera em certas zonas ao largo da costa americana surge uma catástrofe ambiental a 22 de Abril. A explosão de um poço de petróleo em pleno Golfo do México na plataforma Deepwater Horizon, pôs vários estados americanos em alerta de contaminação petrolífera. O derrame de petróleo proveniente de um poço submarino já cobriu, desde segunda-feira, 4921 quilómetros quadrados do Golfo do México.O poço, com cerca de 1,5 quilómetros de profundidade, está a verter aproximadamente mil barris de petróleo por dia. O derrame, considerado bastante garve pela Guarda Costeira american, já fez com que as costas dos estados do Louisiana, Texas, Mississippi e Florida lançassem o alerta de uma possível contaminação petrolífera.

A plataforma Deepwater Horizon, da BP, reparava, na semana passada, um poço situado a 64 quilómetros do rio Mississipi quando explodiu. Incendiou-se de seguida, tendo afundado no sábado passado, dia em que as autoridades descobriram a fuga do petróleo. 126 trabalhadores estavam na plataforma na altura. Na passada-sexta feira, as buscas pelas 11 pessoas desaparecidas na explosão foram suspensas.


Ed Hall, «Artizans»

No entanto, este derrame em comparação com outras grandes catástrofes, tanto acidentais como provocados pelo homem, não será o maior ocorrido. Durante a primeira guerra do Golfo, o exército iraquiano destruiu deliberadamente navios e terminais de petróleo no Kuwait, liberando 500 milhões de barris de petróleo, com o objectivo de impedir a Marinha americana de chegar ao Golfo Pérsico. Os impactos ambientais causados por tais derrames variam muito, sendo os mais próximos à costa e ambientes protegidos — como o que ocorreu na Austrália recentemente — os mais destrutivos. A The Economist apresenta um gráfico dos derrames ocorridos nos últimos anos:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: