Notas ao café…

Maré negra offshore

Posted in notas ao café by JN on Maio 1, 2010


Pat Bagley, «Salt Lake Tribune»

A maré negra originada pelo acidente da plataforma petrolífera da British Petroleum (BP), Deepwater Horizon , chegou aos pântanos do Louisiana — que constituem um santuário para a fauna, em especial os pássaros aquáticos — e poderá transformar-se na pior catástrofe ecológica dos últimos anos nos EUA. Já foi decretada “catástrofe nacional” e para os residente do Texas trata-se de um acontecimento que vai destruir a vida de muita gente.

Os últimos dados indicam que o derrame de petróleo está a crescer a um ritmo de cinco mil barris por dia desde quinta-feira, 22 de Abril, altura em que ocorreu a explosão na plataforma que também causou desaparecimento de 11 trabalhadores. Em Washington, o Presidente Barack Obama, prometeu mobilizar todos os meios disponíveis, incluindo forças militares. Ao mesmo tempo, a administração americana critica a actuação da BP e pelos recursos da companhia não serem suficientes para impedir o que se está a tornar uma catástrofe ecológica e a BP sofre o risco de vários processos legais e elevadas multas — a BBC recorda o incidente do Exxon Valdez e o que se deveria ter aprendido desde então.


Adam Zyglis, «The Buffalo News»

Apesar de todos esforços para minimizar as consequências da explosão na plataforma de petrolífera da BP, tornam-se claras as implicações políticas e  o embaraço da administração. Há cerca de um mês, o Presidente Obama disse que estava disposto a levantar a proibição de décadas na exploração offshore. Foi visto como um gesto de boa vontade para com os Republicanos para angariar apoio para a sua política energética e no combate às alterações climáticas.

Pode ter “ganho” alguns Republicanos, mas “perdeu” os ambientalistas que sempre foram contra este tipo de exploração pelos perigos que acarreta. Os piores receios destes estão a acontecer agora no Golfo do México e a administração veio afirmar que novas explorações offshore estão de novo suspensas até finalizar o inquérito sobre o que aconteceu no Golfo do México.


Adam Zyglis, «The Buffalo News»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: