Notas ao café…

A “lição” de Ahmadinejad

Posted in notas ao café by JN on Maio 4, 2010


“Mahmoud Ahmadinejad”
Fares Garabet

Na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, o Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que as armas nucleares são “repugnante e vergonhosas” e um perigo para os países que as têm — uma forma, talvez, de negar indirecta de que o Irão está na possível iminência de desenvolver uma arma nuclear. De qualquer forma, a intenção de Mahmoud Ahmadinejad foi também a de provocar o seu anfitrião, o governo americano — o Sr. Ahmadinejad é o único chefe de estado que decidiu participar no primeiro dia da conferência da ONU de um mês sobre a não-proliferação nuclear.

O seu discurso foi preenchido com severas advertência sobre os perigos das armas nucleares. Não afirmou se o Irão está a desenvolver este tipo de armas ou não; apenas que são terríveis. O único objectivo destas armas é aniquilar todos os seres humanos; a sua produção e posse são um risco para o país que as possui e que este facto não deve ser encarado como uma fonte de orgulho, mas de vergonha.

De relance falou do suposto arsenal de Israel, mas concentrou a maior parte de sua ira sobre os EUA, que ele identificou como o único país que usou armas nucleares e que continua a ser o principal incentivo para outros países as desenvolverem. Americanos, franceses e britânicos abandonaram a Assembleia como sinal de protesto, mas talvez muitos outros países presentes tenham alguma simpatia por esta abordagem. Mahmoud Ahmadinejad não está sozinho nas acusações às velhas potências nucleares em que estas são vistas como um clube arrogante que acreditam ter o direito de governar e decidir quem pode ou não fazer parte desse clube.


Paresh Nath, «The Khaleej Times»

Seja qual for a posição oficial, ninguém duvida seriamente que Israel tem armas nucleares e que muitos países ressentem o facto de os EUA e os seus aliados não se incomodarem muito com isso. Provavelmente todo o propósito do discurso de Mahmoud Ahmadinejad fosse este, Israel tem armas nucleares e não é vítima de sanções por parte de ninguém como o Irão que não as tem, pelo menos para já.

A resposta de Hillary Clinton não tardou e esta afirmou que o programa nuclear iraniano representa o um risco a nível global.


Mr. Fish, «Clowncrack.com»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: