Notas ao café…

A Grécia e o caos

Posted in notas ao café by JN on Maio 5, 2010

5 de Maio: Um membro da polícia de intervenção vê-se rodeado de chamas após ser atingido por um “cocktail molotov” durante uma manifestação no centro de Atenas. Milhares de manifestantes em protesto contra o plano de austeridade do governo entraram em conflito com a polícia após terem tentado invadir o Parlamento (Thanassis Stavrakis/AP).

Todas as forças de segurança gregas foram mobilizadas após os graves distúrbios contra as medidas de austeridade do governo. As medidas incluem o congelamento de salários, cortes nas pensões e aumentos de impostos. Visam a redução do défice público para menos de 3 por cento do PIB até 2014. Nas ruas da capital a palavra “ladrões” foi utilizada repetidas vezes contra os políticos e os organismos financeiros; uma indignação que visa os “símbolos do capitalismo”. Para a Confederação dos Sindicatos a resposta da UE foi hesitante e é agora potencialmente perigosa, não apenas para a Grécia mas para todos os estados da zona euro.


Olle Johansson

Os protestos levaram cerca de 50 mil manifestantes às ruas das principais cidade do país. Um dia de greve geral na Grécia que terminou em drama: três pessoas morreram durante os protestos quando manifestantes incendiaram um banco, o Banco Marfin de Atenas. Na altura encontravam-no nas instalações vinte pessoas que foram socorridas pelos bombeiros. Num dia de quase guerra civil, houve ataques a bancos, ao parlamento. Os gregos não aceitam a ideia de pagar mais e as reformas do governo de têm dias difíceis pela frente. Há noticia de várias detenções e danos materiais importantes depois de uma série de incêndios ateados na cidade sobretudo em edifícios públicos.

Para a Grécia foi uma quarta-feira negra que ameaça não ficar por aqui, face ao nível de tensão que se vive no país depois de confirmado o plano de resgate da economia grega e dos sacrifícios a que toda a população é chamada a cumprir.

Angela Merkel, que tem que convencer os alemães — muito reticentes na ajuda à Grécia — e o Parlamento, advertiu que a crise grega colocou a UE numa encruzilhada e que o futuro da zona euro depende do sucesso da ajuda à Grécia. Para a Chanceler é o futuro da UE e da Alemanha que está em jogo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: