Notas ao café…

A herança de Ratzinger

Posted in notas ao café by JN on Maio 12, 2010

11 de Maio: O Presidente Cavaco Silva recebe Bento XVI durante a sua chegada ao aeroporto da Portela (Andre Kosters/EFE).

Bento XVI já se encontra em Portugal mas o que vai fazendo notícia nos jornais pelo mundo são as declarações aos jornalistas durante a sua viagem. Aos jornalistas Joseph Ratzinger disse que “Os ataques contra a Igreja e o Papa não vêm apenas do exterior, os sofrimentos vêm do interior da Igreja, do pecado que existe na Igreja”. Para o Papa “A Igreja precisa reaprender profundamente a penitência, aceitar a purificação, aprender o perdão, mas também a Justiça.”

Se inicialmente, a Igreja acusou a imprensa e sectores contrários aos católicos de mobilizar uma suposta campanha de difamação, as declarações marcam uma reviravolta na postura do Vaticano em relação às alegações de abusos sexuais cometidos por membros do clero. Citado pelo El Pais, Filippo di Giacomo disse que a mensagem  de Bento XVI é a condenação mais radical até agora pronunciada pelo Papa sobre a linha de actuação do seu antecessor, João Paulo II, e à sua pesada herança; ao mesmo tempo é um agradecimento implícito aos meios de comunicação que informaram sobre os abusos e que ajudaram a apurar a verdade e a fazer uma “limpeza” na Igreja.


Cardow, «The Ottawa Citizen»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: