Notas ao café…

A oferta de Karzai

Posted in notas ao café by JN on Maio 13, 2010


Paresh Nath, «The Khaleej Times»

Barack Obama disse nesta quarta-feira que os EUA apoiam a iniciativa do governo do Afeganistão em abrir as portas a membros dos Taliban que renunciem à violência e cortem relações com a rede extremista Al-Qaeda. A declaração foi feita após um encontro entre o Presidente americano com o Presidente afegão, Hamid Karzai, em Washington. No encontro o Sr. Karzai disse pretender atrair muitos Taliban a abandonar a luta armada com a promessa de emprego e dinheiro.

No seu encontro os dois Presidentes esforçaram-se por mostrar que estão unidos no projecto de combate à guerrilha Taliban, que anteriores divergências foram ultrapassadas e que todas as notícias sobre a corrupção que existirá no governo afegão, e as mortes civis provocadas pelas acção dos militares americanos foram em muito exageradas. Na conferência de imprensa, o Presidente Obama — e nas vésperas de uma grande ofensiva contra os Taliban no seu principal reduto na região da cidade afegã de Kandahar — disse que os militares americanos estão a fazer progressos.

Para Mark Mardell, Barack Obama não tem grande escolha no momento, está obrigado a entender-se com Hamid Karzai e esquecer o passado recente. Stephen M. Walt parece ser da mesma opinião:

[…] Virtually everyone agrees that we can’t succeed in Afghanistan without a reasonably legitimate and effective government in Kabul, even if it is running a fairly decentralized state with lots of local autonomy. There is also widespread agreement that Karzai is an ineffective leader, and that corruption is endemic. We’ve tried browbeating him to no avail, and now we’re trying a charm offensive. But neither is going to work, and President Obama is going to face another difficult decision when that eighteen-month deadline expires next summer.


Ed Stein, «EdSteinInk.com»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: