Notas ao café…

Casamento de conveniência

Posted in notas ao café by JN on Maio 13, 2010


Petar Pismestrovic, «Kleine Zeitung»

Acabou a era do New Labour e o Reino Unido tem um novo primeiro-ministro. David Cameron é o mais novo primeiro-ministro em 200 anos e o primeiro a liderar uma coligação desde a Segunda Guerra Mundial — Winston Churchill, em 1940, tornou-se primeiro-ministro à frente de uma coligação formada por conservadores, trabalhistas e liberais. Os Liberais Democratas, embora o seu magro resultado nas eleições gerais, conseguiram um poder maior que o seu próprio partido ou os seus antecessores desde os anos 30.

Com o acordo também espera-se um referendo sobre uma reforma do sistema eleitoral do país, algo que os Liberais Democratas exigem. Estes tiveram de aceitar um plano de corte nas despesas públicas de seis mil milhões de libras a partir deste ano, contra o que defendiam: esperar pelo próximo ano. Tiveram de aceitar as quotas de imigrantes e renunciar à amnistia dos clandestinos e tiveram de se submeter ao aval por referendo sobre qualquer transferência de poder à UE e renunciar à adopção do euro.

Os Liberais Democratas britânicos ficam à frente de ministérios que fazem ponte com os dos conservadores, e ficam com a responsabilidade da Escócia e do clima. Os conservadores ficam com as pastas da Defesa, do Interior, dos Negócios Estrangeiros.

Tanto David Cameron como Nick Clegg afirmaram que esperam que o novo governo dure pelo menos cinco anos. Depois do “sismo” que foram estas eleições, quanto tempo o novo governo irá durar não se sabe e é ponto de interrogação para muitos, como Carsten Volkery na Der Spiegel.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: