Notas ao café…

Caos em Bangkok

Posted in notas ao café by JN on Maio 18, 2010

17 de Maio: Apoiantes do grupo antigovernamental “camisas vermelhas” deitam água sobre um fotografia do Major-General Khattiya Sawasdipol durante o seu funeral em Bangkok, Tailândia. Sawasdipol, também conhecido por Seh Daeng, foi baleado na cabeça a 13 de Maio numa das barricadas dos “camisas vermelhas” num bairro da capital, por um atirador desconhecido (Athit Perawongmetha/Getty Images).

A The Economist escreve que não se vislumbra um fim para os confrontos quase diários entre as forças de segurança tailandesas e os “camisas vermelhas” e os seus apoiantes e actualmente atingiu o seu auge, desde 10 de Abril. Para a Economist, a morte de Sawasdipol agravou ainda mais a situação. Cerca de 37 pessoas já morreram desde quinta-feira muitos deles vitimas de snipers do exército.

A ONU, pela voz de Navi Pillay, Alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos, teme que a nova onda de violência que começou nesta segunda-feira possa fugir ainda mais ao controle do governo e apelou ao diálogo entre as duas partes. Esta segunda-feira terminou o prazo que foi dado pelo governo para que os cerca de 5 mil manifestantes abandonassem os seu acampamento no centro da capital.


Paresh Nath, «The Khaleej Times»

Nuno Caldeira da Silva segue de perto a situação na Tailândia no seu blog, “Visto de Bangkok“. Na Foreign Policy, a foto-reportagem “Bangkok Burning“.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: