Notas ao café…

EUA vs. BP

Posted in notas ao café by JN on Maio 24, 2010


RJ Matson, «St. Louis Post-Dispatch»

Trinta e três dias depois da explosão da plataforma petrolífera da BP, o estado da Luisiana vive os seus piores receios. O petróleo continua a ser derramado no mar e a maré negra já atingiu mais de uma centena de quilómetros de costa e mais de 12 hectares de pântanos. Os cientistas avisam que mancha pode mesmo atingir a Florida ou Cuba, mas na Luisiana é certo: o crude alastra, obrigando a fechar as áreas de pesca umas após as outras. Cerca de cinco mil barris de petróleo são derramados todos os dias e a BP reconhece que a quantidade recolhida tem vindo a diminuir. A companhia está sob forte pressão de Washington e nas próximas horas deverá começar uma nova tentativa para fechar a fuga. Desta vez vai tentar injectar uma espécie de cimento para fechar o poço.

Segundo os peritos, apenas um ínfima parte do petróleo será recuperada. Para impedir males maiores, começaram a ser usados diluentes para transformar o crude em pequenas partículas, para impedir que destrua ainda mais pântanos onde a limpeza é impossível. As operações de limpeza já custaram mais de 760 milhões de dólares e a BP já recebeu mais de 23 mil queixas, nove pedidos de indemnização.


Paul Fell, «Artizans»

O Secretário do Interior, Ken Salazar, afirmou que se os esforços da BP forem considerados insuficientes, o governo americano deve tomar a liderança das operações e afastar a BP. E a falta de paciência para com a BP já alastrou a toda a administração americana.

No entanto, segundo o New York Times, desde o início do acidente com a plataforma da BP o governo americano já emitiu 19 certificados ambientais para projectos de perfurações no Golfo de México e 17 permissões para perfurações na costa americana. As permissões e certificados parecem contradizer a declaração do Presidente Obama, logo depois do acidente, de que não seriam autorizados novas perfurações na costa.


Ed Stein, «EdSteinInk.com»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: