Notas ao café…

Proibido em Gaza

Posted in notas ao café by JN on Junho 3, 2010


Pat Bagley, «Salt Lake Tribune»

A atenção internacional está mais uma vez focada em Gaza depois de tropas israelitas terem abordado navios que levariam ajuda humanitária a este território. Desde 2006 Israel decidiu restringir a importação de certos produtos a este território controlado pelo Hamas a um “mínimo humanitário”, embora não exista nenhuma lista oficial que os comerciantes possam seguir. As decisões por parte do governo israelita são tomadas numa base caso a caso o que resultou numa variedade ímpar de produtos proibidos, detalhados (pdf) pela Gisha, uma organização israelita para os Direitos Humanos. Jornais, chá, papel A4 e chocolate são produtos que em determinada altura foram considerados proibidos. Mas, apesar de certos bens não podem ser trazidos de barco ou através de Israel, estes conseguem entrar em Gaza — muitas vezes de uma forma mais rápida e barata — através dos túneis que atravessam a fronteira com o Egipto. O principal impacto do bloqueio é sentido pela população do território, que está impedida de sair, e nas exportações com graves consequências para a economia de Gaza.

[Fonte: The Economist]

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Sebastião Marques said, on Junho 4, 2010 at 4:04 am

    É incrível como a mídia internacional é tendenciosa. Israel não pode se defender. Deve aceitar calada todos os ataques, caso contrário, é considerada autoritária e “nazista”!! Que vergonha!!
    .
    Eis aqui a verdade sobre o “ataque” de Israel contra os navios da “frota humanitária”. Isso não aparece na TV, nem nos jornais: http://delrei.wordpress.com/2010/06/01/a-verdade-sobre-o-ataque-de-israel-contra-os-navios-da-frota-humanitaria-isso-nao-aparece-na-tv-nem-nos-jornais/
    .
    É muito fácil jogar pedras nos outros. Difícil é ser honesto e fazer alguma coisa de útil pelo seu país e pelo necessitado que está ao seu lado.
    .
    Abraços,

  2. Leitura Recomendada #5 said, on Junho 11, 2010 at 3:01 am

    […] Proibido em Gaza […]

  3. Victor Hugo P.C. said, on Julho 30, 2010 at 5:32 am

    Se defender de quem sebastião? Os palestinos não tem nada, não tem tanques, não tem aviões, não tem navios, não tem armas nucleares americanas escondidas no porão…
    Os palestinos não podem fazer nem um arranhão sequer nos israelenses…
    Se defender de quem?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: