Notas ao café…

África do Sul 2010

Posted in notas ao café by JN on Junho 11, 2010


Chappatte, «Le Temps»

Quando em 1998 perguntaram a João Havelange, o então Presidente da FIFA, se ele se considerava o homem mais poderoso do mundo, este respondeu:

I’ve been to Russia twice, invited by President Yeltsin … In Italy, I saw Pope John Paul II three times. When I go to Saudi Arabia, King Fahd welcomes me in splendid fashion … Do you think a head of state will spare that much time for just anyone? That’s respect. They’ve got their power, and I’ve got mine: the power of football, which is the greatest power there is.

E a competição rainha do desporto rei começou hoje e durante algum tempo o mundo até se pode esquecer da crise e outros problemas: já decorre o Campeonato do Mundo de Futebol da África do Sul e 46 milhões de sul-africanos já festejam a vitória festejam o empate da sua selecção sobre o México.


Emad Hajjaj

Vai começar um dos maiores eventos mundiais e durante algum tempo o mundo até se pode esquecer da crise e outros problemas: o Campeonato do Mundo de Futebol da África do Sul começa hoje. O grupo de Portugal — que engloba o Brasil, a Costa do Marfim e a Coreia do Norte — já é conhecido pelo “Grupo da Morte“. Neste grupo, Brasil e Portugal são os favoritos, da Coreia do Norte pouco se espera, mas há sempre a Costa do Marfim. Embora não seja a favorita, o seu capitão, Didier Drogba o “Rei” deste campeonato; ele é considerado o melhor jogador africano da sua geração, o favorito dos adeptos africanos, e o responsável, como escreve o allAfrica, de ter conseguido unir o seu país e que lados opostos depusessem as armas.

Mas neste campeonato há outros grupos. O blog “Goal” do New York Times, descobriu um outro que se caracteriza por os seus países viverem algum tipo de crise ou controvérsia, no caso o Grupo B.

O “Goal” chama a este grupo o “Grupo da Terapia” e é constituído por três países que passam por uma crise económica ou política: os problemas actuais da Grécia são bem conhecidos; a Coreia do Sul vive mais uma crise com o seu vizinho do norte; a Nigéria vive um período de violência étnico-religiosa além de uma crise política devido à recente morte do seu Presidente Umaru Musa Yar’Adua e por fim a Argentina que ultrapassou uma crise — embora a Presidente Cristina Kirchner continua sempre envolvida em polémicas — mas tem o “deus” Maradona, sempre polémico e que ainda não deu provas de poder levar a selecção do seu país a bom-porto.

Mas nem só de futebol se falará neste campeonato. Brian Fung, na Foreign Policy, escreve sobre alguns dos aspectos políticos que estarão presentes na África do Sul: o grupo de activistas Zimbabwe Democracy Now pretende utilizar o palco do futebol mundial para denunciar o regime de Robert Mugabe; a China que não participa tudo fez para que uma conferência sobre a Paz onde o Dalai Lama iria participar fosse cancelada; o problema do tráfico humano aumentou, principalmente na Etiópia, devido a promessas de falso emprego na África do Sul; as ameaças de greve na África do Sul, manifestações e os problemas com os chamados “campos de concentração” onde foram colocados todos aqueles que tiveram de abandonar as suas casas devido aos jogos.


Paresh Nath, «The Khaleej Times»

Assunto que pouco terá de desportivo mas sempre presente na sociedade sul-africana, a violência e a insegurança — os recentes assaltos a jornalistas  e jogadores estrangeiros bem o demonstram. Embora muitas melhorias sejam constatadas, a África do Sul é um país violento, como escreve Finlo Rohrer da BBC.

Para não faltar nada, a estrela silenciosa deste mundial também sofre contestação; fala-se da bola oficial, a Jabulani. Jogadores e treinadores criticam a bola, os engenheiros que a conceberam defendem-na.


Patrick Corrigan, «The Toronto Star»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: