Notas ao café…

Confrontos no Quirguistão

Posted in notas ao café by JN on Junho 15, 2010

14 de Junho: Refugiados uzbeque na fronteira entre o Uzbequistão e o Quirguistão. O Uzbequistão fechou a fronteira para impedir as vagas de refugiados devido aos confrontos étnicos entre a maioria quirguize e a minoria uzbeque no Quirguistão (foto: Viktor Drachev/Agence France-Presse/Getty Images).

Os quatro dias de violência étnica no sul do Quirguistão já provocaram pelo menos de 138 mortos — já se fala em 200 — e cerca de 100 mil refugiados da etnia uzbeque a procurar a segurança na fronteira com o vizinho Uzbequistão. Grupos armados quirguize continuam a realizar ataques a enclaves uzbeque e a patrulhar aldeias; o objectivo destas patrulhas, segundo eles, é protegendo a região contra as tentativas de anexação por parte do Uzbequistão.

O governo do Uzbequistão criou campos de refugiados para lidar com o fluxo inicial de refugiados, enquanto o governo interino do Quirguistão vê-se em com dificuldades e já deu ordem aos militares de atirar a matar para conter a violência que se instalou no país.

Confrontos entre as duas etnias não são algo de novo, mas as causas para o actual momento ainda não são claras. O governo interino acusou o deposto Presidente Kurmanbek Bakiyev, cuja principal base de apoio vêm da etnia quirguize no sul do país, de estar por trás da actual onda de violência e querer desestabilizar o governo. Bakiyev, na Bielorrússia onde está exilado, negou as acusações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: