Notas ao café…

O “11 de Setembro” ambiental

Posted in notas ao café by JN on Junho 15, 2010


J.D. Crowe, «Mobile Register»

Seth Borenstein e Harry R. Weber, da AP, escrevem que por cada treze dias que passam, o Golfo do México sofre as consequências de um novo Exxon Valdez e que cerca de 100 milhões de barris de petróleo foram libertados no oceano. O Presidente Obama, sobre o que já é conhecido como o o “11 de Setembro ambiental”, afirmou que os EUA enfrentam o maior desastre ambiental da sua história e prometeu que a sua administração tudo fará para que as praias do Golfo voltem às suas condições iniciais no espaço de dois anos. No mesmo discurso, o Presidente alertou para a necessidade de aumentar a pesquisa em formas de energia alternativas., algo que estará presente no seu discurso de hoje na Casa Branca.

Apesar de dominar os media americanos e mundiais há mais de um mês, há pouco consenso sobre a dimensão do derrame da Deepwater Horizon. Fontes governamentais colocaram as últimas estimativas, entre 20 mil e 40 mil barris por dia, acima de valores anteriores que apontavam para valores entre os 12 mil e os 19 mil. Descontando os 149 mil barris capturado pela BP, e tendo como estimativa os 20 mil barris por dia, o derrame é um dos maiores acidentais ambientais de sempre (os vários poços destruídos pela primeira Guerra do Golfo causaram estragos bem maiores). O Presidente Barack Obama vai aumentar a pressão sobre BP, nesta terça-feira, quando ele falar sobre o processo de limpeza e as muitas tentativas falhadas. A BP, por seu lado, procura uma “trégua” com a administração que vai envolvê-lo que irá envolver o pagamento de muitos mil milhões de dólares em compensação.

Em baixo apresenta-se (via The Economist) um gráfico com os maiores acidentes com explorações petrolíferas nos últimos 40 anos:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: