Notas ao café…

A nova fuga

Posted in notas ao café by JN on Julho 27, 2010


Dave Granlund, «Politicalcartoons.com»

O Wikileaks — um site dedicado a publicar documentos secretos para denunciar a corrupção dos estados — cedeu mais de 91 mil documentos secretos sobre a guerra no Afeganistão. Estes documentos  foram divulgados pelo New York Times, The Guardian e a revista alemã Der Spiegel que tiveram acesso há semanas a estes documentos sobre o conflito entre Janeiro de 2004 e Dezembro de 2009. Embora o NY Times o Guardian tenham publicado os documentos, apontam o facto do que é revelado pela Wikileaks pode não ser completamente fiável

A administração americana condenou a publicação destes documento por estes poderem colocar em risco as vidas dos americanos e serem uma ameaça à segurança nacional, disse o general James L. Lone, conselheiro de defesa da Casa Branca. Os documentos sugerem que a situação no terreno é mais delicada do que a administração americana anuncia. São um conjunto de relatórios secretos das forças militares no terreno que contêm informações detalhadas sobre vários aspectos do conflito, como o real número de baixas entre os civis, a real capacidade militar dos Taliban ou o uso de forças especiais concentrada em encontrar líderes dos taliban para os “matar ou capturar” sem um julgamento. No documentos agora divulgados mostra-se o envolvimento dos serviços secretos do Paquistão com forças Taliban e que estes foram frequentemente ajudados a atravessar a fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão.

As autoridades americanas dizem que determinar a extensão dos “danos” causados pela Wikileaks poderá demorar semanas. No entanto, Michael Crowley no Swampland escreve que a administração americana tem mais razões para estar aliviada do que irritada: tudo o que foi divulgado agora, era já conhecido inclusive o apoio do Paquistão a certos grupos de rebeldes Taliban e da al-Qaeda. Andrew Exum é da mesma opinião e até chega a ser sarcástico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: