Notas ao café…

Dados do Facebook na net

Posted in notas ao café by JN on Julho 29, 2010


Paul Zanetti

Dados pessoais de 100 milhões de utilizadores do Facebook foram recolhidos e publicados na Internet por Ron Bowles, um consultor de segurança. Os dados recolhidos por Bowles são dados que se encontram no perfil dos utilizadores e que não estão ocultos pelas configurações de privacidade do utilizador. A lista publicada por Bowles — foi partilhada como um arquivo para download — contém o URL do perfil de todos os utilizador que são possíveis de pesquisar, o nome e o ID.

O Sr. Bowles disse que decidiu publicar os dados que recolheu para chamar a atenção para os problemas de segurança desta rede social; no entanto, os responsáveis do Facebook afirmaram que toda a informação publicada já era de domínio público. Seja como for, o ficheiro espalhou-se rapidamente pela Internet e no Pirate Bay a lista foi alvo de mais de mil downloads até ao momento e é alvo de grande curiosidade.

Ao contrário dos responsáveis pelo Facebook, Simon Davies da Privacy International, afirmou que o Facebook já foi alertado para que algo semelhante pudesse vir a ocorrer e que muitos utilizadores não entendem as questões relacionadas com as configurações de privacidade:

[…] Facebook has a default setting for privacy that makes some user information publicly available. People have to make a conscious choice to opt-out of the defaults.

“It is similar to the white pages of the phone book, this is the information available to enable people to find each other, which is the reason people join Facebook,” said a spokesman for the firm.

“If someone does not want to be found, we also offer a number of controls to enable people not to appear in search on Facebook, in search engines, or share any information with applications.”

But Mr Davies disagreed, saying the default settings should be changed.

“This highlights the argument for a higher level of privacy and proves the case for default nondisclosure,” he said. […]


Peter Broelman

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: