Notas ao café…

Um offshore da informação

Posted in notas ao café by JN on Agosto 5, 2010


Angel Boligan, «El Universal»

O Parlamento islandês, com o apoio do actual governo, deu luz verde a uma proposta legislativa que transformará o país num reduto da liberdade de expressão. Na origem desta legislação estão o défice de informação e a falta de transparência que contribuíram para avolumar a crise financeira. Os islandeses desconheciam a real situação dos bancos e do próprio Estado. O país que no ano passado entrou em falência, e que está sujeito a um drástico plano de contenção, quer prosseguir e para evitar novas surpresas escolheu ser paladino da liberdade de informar.

A crise financeira na Islândia criou assim as condições necessárias para o debate de um lei sobre a liberdade de expressão que é pioneira no mundo. A nova lei eliminará os entraves à divulgação de informações consideradas sensíveis ou reservadas; se um jornalista tiver informações sensíveis que não possa divulgar no seu país, poderá depositar esse material num servidor islandês, como escreve Óscar Gutiérrez no El País:

[…] “La transparencia y el acceso a la información -defiende Jónsdóttir- hará más fácil que los islandeses vuelvan a confiar”. Al grano: si un reportero o un medio tiene una información sensible que no puede difundir en su país, ¿tiene que mudarse a Islandia? “Es suficiente con alojar el material que tiene en un servidor [de Internet] islandés. No hace falta viajar a Islandia para publicarlo”. “La futura ley -continúa esta polifacética islandesa de 43 años- creará el escenario necesario para el periodismo de investigación, las ONG de derechos humanos y todos los que arriesgan la vida para publicar sus historias como en Rusia y China”. Hasta ahí la salvaguarda del contenido, no la del periodista. Sin duda, en esos países, y en Myanmar, Sri Lanka, Corea del Norte, Irán, etc., la integridad del mensajero se escapa de las manos. El Malaysia Today es un buen ejemplo de mudanzas obligadas. Hoy trabajan desde Singapur. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: