Notas ao café…

O valor da vida…

Posted in notas ao café by JN on Agosto 13, 2010


Paresh Nath, «The Khaleej Times»

A ONU anunciou na terça-feira que a taxa de mortes de civis no Afeganistão está a aumentar com o escalar das operações militares no terreno. O relatório regista 2.010 mortes de civis até 30 de Junho e não inclui as consequências da escalada dos combates durante o mês de Julho.

O número de civis feridos ou mortos durante os últimos seis meses aumentou 31 por cento, quando comparado com o primeiro semestre de 2009, de acordo com o relatório da ONU. A taxa de crianças mortas na guerra aumentou 55 por cento, com mais de 565 mortos ou feridos este ano. A ONU já informou que 2009 foi o ano mais mortal para civis desde a invasão de 2001, mas 2010 foi o mais sangrento, com mais de 3.268 mortos ou feridos até agora.

Jochen-Martin Gutsch, na Der Spiegel, escreve sobre o preço da vida de um afegão em zona de combate. O exército germânico paga 5 mil dólares (cerca de 3800 euros) de indemnização às famílias que perderam um dos seus membros durante um ataque aéreo alemão. Como escreve Gutsch, este gesto aparentemente generoso é mais um dos pontos de discórdia na bizarra disputa sobre quanto vale a vida de um civil morto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: