Notas ao café…

Ameaça ao Danúbio

Posted in notas ao café by JN on Outubro 7, 2010


Manny Francisco, «The Manila Times»

A Hungria tenta prevenir a contaminação do rio Danúbio, após o derrame tóxico que ontem matou 4 pessoas. Cerca de 400 pessoas foram realojadas seis pessoas permanecem desaparecidas. Estima-se que 185 milhões de litros de resíduos tóxicos tenham sido derramados após uma explosão num reservatório de uma fábrica de refinação de alumínio, arrastando consigo carros, danificando pontes e edifícios, e forçando a evacuação de várias cidades. Pelo menos 7.000 habitantes do oeste da Hungria foram evacuadas. A torrente de lama tóxica inundou várias aldeias e provém de um reservatório de alumínio dos anos 40, situado em Ajka a 160 quilómetros de Budapeste. O material tóxico é ligeiramente radioactivo e causou irritações oculares e queimaduras a 1200 pessoas — a lama é resultante de desperdícios da refinação de bauxite usada parar obter alumínio e que contém uma substância com alguma radioactividade.

A aldeia da Hungria mais afectada pela maré vermelha é Kolontar e o presidente da câmara declarou um dia de luto. As casas estão cobertas pela lama. Além de graves queimaduras, a contaminação causou pesados estragos materiais. “Penso que não voltará a haver vida. Há 99% de probabilidades de já não haver a vida como se vê agora”, afirmou um residente. As autoridades dizem que será preciso um ano e dezenas de milhões de euros para limpar as áreas afectadas.


Uma casa na aldeia de Kolontar (foto: Bernadett Szabo/Reuters).

Além dos danos imediatos à região, as autoridades da UE estão preocupados com a possibilidade da lama chegar ao rio Danúbio transformando o derrame num desastre ecológico internacional. Um dos principais cursos de água da Europa, o Danúbio atravessa Croácia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Ucrânia e Moldávia antes de desaguar no Mar Negro. Equipas de emergência estão a despejar milhares de toneladas de gesso no Marcal, agora afectado, para evitar que o lodo vá desaguar no Danúbio, a apenas 45 quilómetros de distância.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: