Notas ao café…

Um mercado paralelo

Posted in notas ao café by JN on Outubro 28, 2010


Angel Boligan, «El Universal»

A revenda de endereços de Internet é um mercado paralelo que movimenta muitos milhões. Os domínios podem ser registados inicialmente por preços que rondam os dez euros – mas, uma vez comprados, podem atingir valores de revenda muito elevados, especialmente os que terminam em .com. O Sex.com é o recordista, mas o Porn.com (9500 milhões de dólares), o Business.com e o Diamonds.com (ambos, 7500 milhões) são exemplos de endereços que valem fortunas.

O sexo na Internet é um negócio cada vez mais lucrativo e a provar isso mesmo a Escom, uma empresa americana na falência e que era dona do domínio Sex.com, acabou mesmo por vender o domínio por menos um milhão de dólares do que o preço por que o tinha comprado em 2006.

O Sex.com esteve a ser disputado em tribunal durante anos, depois de, com recurso a telefonemas e cartas fraudulentas, Stephen Cohen, um americano já com antecedentes criminais, ter conseguido ganhar o controlo do domínio em 1995. Um ano antes, o Sex.com tinha sido registado por Gary Kremen, um empresário que se tornou milionário ao registar vários domínios nos primeiros tempos da Web e que lançou o site de encontros Match.com, ainda na década de 1990. Cohen usou o Sex.com para gerir um site de pornografia que lhe rendeu milhões. Mas Kremen acabou por conseguir que Cohen fosse detido pelas autoridades e o domínio foi-lhe restituído. Kremen acabou por vender o domínio à Escom.

O verdadeiro valor de compra do certos domínios pode nunca vir a ser conhecidos já que muitas das vendas não são tornadas públicas; estas vendas podem representar a maior fatia do mercado dos domínios na Internet.

[Fonte: The Economist, Público]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: