Notas ao café…

O fim de uma era…

Posted in notas ao café by JN on Novembro 10, 2010


Pavel Constantin

Escreve Rui Cardoso no editorial da edição do Courrier Internacional de Novembro:

[…] Os circuitos financeiros globalizaram-se, mas isso não lhes deu mais solidez. Durante anos, o acesso ao crédito foi barato e os Estados partiram do princípio que se podiam financiar indefinidamente a juros irrisórios.
Até que a economia de casino desabou, os juros subiram e as contas públicas começaram a entrar no vermelho. Quanto mais pobres e periféricos eram os países (leia-se Portugal, Espanha, Grécia, Irlanda, etc.), maior foi a onda de choque. Ironicamente, são as nações que nunca chegaram a desenvolver um Estado social à sueca ou à alemã, aquelas que maiores cortes fazem na (pouca) protecção social que (ainda) asseguravam.
Ouvindo algumas das explicações avançadas para a crise, parece que especulação financeira e o descontrolo dos mercados não foram tidos nem achados para o que se passou. E que o modelo ultraliberal e globalizado era um primor de eficiência. Os trabalhadores é que teimam em sonhar com mordomias como o direito a condições decentes na fábrica ou a poderem gozar a velhice em paz (na China morrem 150 pessoas por dia em acidentes laborais). Os doentes e os velhos têm a absurda pretensão de quererem ser tratados como gente. E as crianças teimam em ir à escola.
Talvez as economias europeias não estejam a conseguir gerar riqueza para sustentar o Estado-providência que nos habituamos a dar como adquirido. Mas também não é saudável que o tomate apanhado em Espanha vá ser transformado em concentrado na China e regresse de barco para ser vendido nas prateleiras dos supermercados a preços abaixo do que se fosse transformado no país de origem. […]


“Sword of Damocles”
Michael Kountouris

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: