Notas ao café…

Os dias de Mubarak

Posted in notas ao café by JN on Janeiro 31, 2011


Peter Broelman

Segundo informações que chegam do Cairo, Egipto, dão indícios que o regime do Presidente Hosni Mubarak está qm queda. Aparentemente, o aeroporto do Cairo está em estado caótico e há informações que membros da família Mubarak já estão na Europa e em outros locais do Médio Oriente.

Desde sexta-feira que há tanques e soldados na praça de Tahir, a principal do Cairo, mas essa presença aumentou ainda mais esta manhã, depois de Mubarak ter reunido com o recém-nomeado vice-presidente Omar Suleiman, o ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantawi, e vários comandantes militares e ter pedido ajuda para ficar no poder. Nas ruas os militares substituíram a polícia, e há também helicópteros e aviões militares a sobrevoar as ruas onde milhares de manifestantes pedem o fim o regime do Presidente Mubarak. Com esta manifestação de força, o exército está a procurar evitar que os protestos subam de tom e que os manifestantes regressem a casa durante o recolher obrigatório. O padrão adoptado pelas unidades do exército egípcio é de apaziguador e de não de oposição aos manifestantes. O exército egípcio aparece neutro e sem disposição de esmagar qualquer oposição do governo.


Frederick Deligne

O Governo já proibiu as emissões da televisão Al-Jazira, que estava a cobrir as manifestações em directo. A decisão foi imposta pelo ministro da Informação do Egipto, que decidiu colocar um ponto final às emissões das manifestações anti-regime. Mas, até agora, o canal continua a emitir e já fez saber que condena a decisão governamental. Já na sexta-feira o país ficou cerca de 24 horas quase sem telefones móveis e sem ligação à Internet para dificultar que os manifestantes se organizassem para protestar contra o regime.

Hosni Mubarak não parece querer ceder; na televisão prometeu reformas mas que não irá abandonar o poder. Nas ruas, Mohamed El Baradei junta-se aos manifestantes e apela à demissão do Presidente egípcio.


Emad Hajjaj

Numa mudança de atitude em relação a outras administrações americanas, a administração Obama distanciou-se do regime de Mubarak e pede novamente que o Egipto realize uma transferência de poder pacífica. Hillary Clinton, disse em Washington neste domingo que quer ver uma transição pacífica para um governo democrático e que se opõem a que o Egipto se transforme numa ditadura militar. Para Max Fisher, o que a Sra. Clinton pede, e no estado actual em que o país se encontra, é o fim do governo de Mubarak.

Essam el-Eryan, o líder da Irmandade Muçulmana do Egipto, afirmou os grupos de oposição ao regime concordaram em apoiar Mohamed El Baradei nas possíveis negociações com o governo de Mubarak. Este movimento por parte dos grupos de oposição egípcia, oferece uma saída pacífica para a crise, não só para o governo egípcio, mas também para o governo dos EUA que é cada vez mais alvo de duras críticas por parte dos egípcios que consideram a política americana de apoiar Mubarak como um obstáculo às suas aspirações de eleições livres e justas.

Um caminho para a realização de eleições livres e justas seriam o estabelecimento de um governo de transição para preparar as eleições, algo que a administração americana considera, como escreve 0 New York Times:

[…] Another possibility, American officials say, would be a transitional government led by an outsider, perhaps Mohamed ElBaradei, the former director general of the International Atomic Energy Agency, who flew back to Cairo several days ago. […]

A frequent critic of United States policy, he could form a caretaker government in preparation for an election. As one American official said, “He’s shown an independence from us that will squelch any argument that he’s doing our bidding.”


Sherif Arafa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: